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As principais novidades do ramo de tecnologia Diesel em sistemas ARLA, meio ambiente e RENOVA

ARLA 32: aliado do Meio Ambiente

ARLA 32: aliado do Meio Ambiente

O ARLA 32 é um transformador de substâncias poluentes. Ele possui uma concentração de ureia de 32,5% a cada 100 gramas de água. É essa composição que faz a transformação em substâncias não nocivas.

 

Isso significa que o ARLA 32 é um aliado do Meio Ambiente, pois contribui para combater a poluição nos veículos diesel.

 

O ARLA 32, apesar de ser um líquido, não é o combustível do veículo. Ele é colocado em um tanque próprio, que fica dentro do veículo, e se liga ao SCR – Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).

 

O que acontece se não usar o ARLA 32 no veículo?

O uso do ARLA 32 garante melhores resultados para o veículo e também para o meio ambiente, contribuindo para evitar a poluição.

 

Porém, quando o motorista ou o dono do veículo deixa de usar o reagente, pode ter diversas perdas, como:

 

• A falta do ARLA 32 pode prejudicar os catalisadores 

 

• A falta do ARLA 32 pode causar perda de até 40% no torque

 

Fatos Importantes e Curiosidades sobre o ARLA 32

Fatos Importantes e Curiosidades sobre o ARLA 32

• A função do ARLA 32 é converter os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos, provenientes da exaustão de um veículo diesel, em vapor de água e nitrogênio, que são inofensivos.

 

• De acordo com estudos divulgados pela OMS – Organização Mundial da Saúde, as emissões de NOx podem contribuir para o agravamento da asma.

 

• O uso do ARLA reduz de forma considerável as emissões de NOx, que são uma das principais fontes de poluição atmosférica. Por isso o uso correto do reagente é obrigatório no Brasil para os veículos diesel a partir de 2012.

 

• Na Europa, a legislação que exige a redução nas emissões de Nox existe desde 2005 para os veículos diesel. 

• Existe uma Cartilha de Orientação de uso do ARLA 32, desenvolvida pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, a partir de solicitação do Ibama. Clique aqui para ter acesso a essa cartilha

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O ARLA 32 é usado apenas em Caminhões?

O ARLA 32 é usado apenas em Caminhões?

 

Não, outros veículos também utilizam o ARLA 32. A legislação exige que todos os veículos com motores a diesel fabricados a partir de 2012 e que tenham a tecnologia SCR (Redutor Catalítico Seletivo) são obrigados a usar o ARLA 32.

 

Essa obrigação se deve à necessidade de reduzir a emissão de poluentes, conforme determina o Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

 

Portanto, além dos caminhões, o ARLA 32 é utilizado nesses veículos:

 

       ·         Ônibus

       ·         Alguns SUV’s, como o Compass

       ·         Picapes, como a Toro e a nova Frontier

       ·         Vans das marcas Renault e Iveco

 

Todos esses veículos precisam ter um reservatório com o líquido do ARLA 32. Esse reagente, que é feito à base de ureia, contribui para reduzir a nocividade dos gases que são expelidos dos motores a diesel.

 

Cuidado ao comprar o ARLA 32

Existem motoristas que tentam fugir da lei do ARLA 32, e compram o reagente fora das especificações oficiais. Isso não é recomendado em nenhum caso, segundo os especialistas da área.

 

Existem muitos anúncios, inclusive na internet, que oferecem produtos como sendo o ARLA 32, mas na verdade são reagentes falsificados.

 

É preciso tomar muito cuidado, pois existe fiscalização feita pela polícia do uso correto do ARLA. Se o motorista for pego em flagrante, pode ser autuado por duas infrações:

 

       ·         Multa grave, conforme está previsto no CTB – Código de Trânsito Brasileiro;

 

 ·     Crime ambiental: dependendo da gravidade do caso, pode até levar o motorista para a cadeia

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O que é a tecnologia SCR para caminhões e ônibus?

O que é a tecnologia SCR para caminhões e ônibus? 

SCR significa Selective Catalytic Reduction. Em português, é Redução Catalisadora Seletiva. Trata-se de uma tecnologia de pós-tratamento de gases, que utiliza o ARLA 32 com o objetivo de reduzir o Nox automotivo.

 

No Brasil, os fabricantes de veículos pesados usam a tecnologia SCR desde 2012. Isso foi necessário para que os fabricantes se adequassem à nova legislação estabelecida de emissões de Nox.

 

De acordo com os especialistas, existem outras tecnologias semelhantes ao SCR. Porém, apenas essa é considerada a solução de custo mais eficaz para se adequar aos padrões determinados de emissões de NOx automotivo.

 

Quais são os componentes do sistema SCR?

Os principais componentes do sistema SCR são:

 

       ·         Catalisador SCR

       ·         A unidade de injeção do ARLA 32

       ·         O tanque de ARLA 32

       ·         A unidade de controle de dosagem

 

Entenda qual o caminho que o ARLA faz ao passar pelos componentes do sistema SCR:

 

       1.    O ARLA 32 é injetado no escapamento, antes do catalisador SCR e depois do motor

       2.    Depois, o ARLA é aquecido no escapamento. Ele se decompõe em CO2 e amônia

       3.    Lá dentro do catalisador, quando o NOx reage com a amônia, as moléculas danosas de NOx no escapamento são convertidas em moléculas de água e nitrogênio

 

Qualidade do ARLA 32

Segundo os especialistas, o dono do veículo precisa se certificar de sempre utilizar o ARLA 32 de qualidade, para que o sistema SCR funciona da forma correta. O suo de reagentes de baixa qualidade pode colocar em risco o catalisador do veículo.