As principais novidades do ramo de tecnologia Diesel em sistemas ARLA, meio ambiente e RENOVA
ARLA 32: aliado do Meio Ambiente
O ARLA 32 é um transformador de substâncias poluentes. Ele possui uma concentração de ureia de 32,5% a cada 100 gramas de água. É essa composição que faz a transformação em substâncias não nocivas.
Isso significa que o ARLA 32 é um aliado do Meio Ambiente, pois contribui para combater a poluição nos veículos diesel.
O ARLA 32, apesar de ser um líquido, não é o combustível do veículo. Ele é colocado em um tanque próprio, que fica dentro do veículo, e se liga ao SCR – Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).
O que acontece se não usar o ARLA 32 no veículo?
O uso do ARLA 32 garante melhores resultados para o veículo e também para o meio ambiente, contribuindo para evitar a poluição.
Porém, quando o motorista ou o dono do veículo deixa de usar o reagente, pode ter diversas perdas, como:
• A falta do ARLA 32 pode prejudicar os catalisadores
• A falta do ARLA 32 pode causar perda de até 40% no torque
Fatos Importantes e Curiosidades sobre o ARLA 32
• A função do ARLA 32 é converter os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos, provenientes da exaustão de um veículo diesel, em vapor de água e nitrogênio, que são inofensivos.
• De acordo com estudos divulgados pela OMS – Organização Mundial da Saúde, as emissões de NOx podem contribuir para o agravamento da asma.
• O uso do ARLA reduz de forma considerável as emissões de NOx, que são uma das principais fontes de poluição atmosférica. Por isso o uso correto do reagente é obrigatório no Brasil para os veículos diesel a partir de 2012.
• Na Europa, a legislação que exige a redução nas emissões de Nox existe desde 2005 para os veículos diesel.
• Existe uma Cartilha de Orientação de uso do ARLA 32, desenvolvida pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, a partir de solicitação do Ibama. Clique aqui para ter acesso a essa cartilha
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O ARLA 32 é usado apenas em Caminhões?
Não, outros veículos também utilizam o ARLA 32. A legislação exige que todos os veículos com motores a diesel fabricados a partir de 2012 e que tenham a tecnologia SCR (Redutor Catalítico Seletivo) são obrigados a usar o ARLA 32.
Essa obrigação se deve à necessidade de reduzir a emissão de poluentes, conforme determina o Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
Portanto, além dos caminhões, o ARLA 32 é utilizado nesses veículos:
· Ônibus
· Alguns SUV’s, como o Compass
· Picapes, como a Toro e a nova Frontier
· Vans das marcas Renault e Iveco
Todos esses veículos precisam ter um reservatório com o líquido do ARLA 32. Esse reagente, que é feito à base de ureia, contribui para reduzir a nocividade dos gases que são expelidos dos motores a diesel.
Cuidado ao comprar o ARLA 32
Existem motoristas que tentam fugir da lei do ARLA 32, e compram o reagente fora das especificações oficiais. Isso não é recomendado em nenhum caso, segundo os especialistas da área.
Existem muitos anúncios, inclusive na internet, que oferecem produtos como sendo o ARLA 32, mas na verdade são reagentes falsificados.
É preciso tomar muito cuidado, pois existe fiscalização feita pela polícia do uso correto do ARLA. Se o motorista for pego em flagrante, pode ser autuado por duas infrações:
· Multa grave, conforme está previsto no CTB – Código de Trânsito Brasileiro;
· Crime ambiental: dependendo da gravidade do caso, pode até levar o motorista para a cadeia
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O que é a tecnologia SCR para caminhões e ônibus?
SCR significa Selective Catalytic Reduction. Em português, é Redução Catalisadora Seletiva. Trata-se de uma tecnologia de pós-tratamento de gases, que utiliza o ARLA 32 com o objetivo de reduzir o Nox automotivo.
No Brasil, os fabricantes de veículos pesados usam a tecnologia SCR desde 2012. Isso foi necessário para que os fabricantes se adequassem à nova legislação estabelecida de emissões de Nox.
De acordo com os especialistas, existem outras tecnologias semelhantes ao SCR. Porém, apenas essa é considerada a solução de custo mais eficaz para se adequar aos padrões determinados de emissões de NOx automotivo.
Quais são os componentes do sistema SCR?
Os principais componentes do sistema SCR são:
· Catalisador SCR
· A unidade de injeção do ARLA 32
· O tanque de ARLA 32
· A unidade de controle de dosagem
Entenda qual o caminho que o ARLA faz ao passar pelos componentes do sistema SCR:
1. O ARLA 32 é injetado no escapamento, antes do catalisador SCR e depois do motor
2. Depois, o ARLA é aquecido no escapamento. Ele se decompõe em CO2 e amônia
3. Lá dentro do catalisador, quando o NOx reage com a amônia, as moléculas danosas de NOx no escapamento são convertidas em moléculas de água e nitrogênio
Qualidade do ARLA 32
Segundo os especialistas, o dono do veículo precisa se certificar de sempre utilizar o ARLA 32 de qualidade, para que o sistema SCR funciona da forma correta. O suo de reagentes de baixa qualidade pode colocar em risco o catalisador do veículo.
O reagente contribui para combater a poluição nos veículos diesel
De acordo com a OMS, as emissões de NOx podem contribuir para o agravamento da asma
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Não, outros veículos também são obrigados a utilizar o reagente ARLA 32, como o Jeep Compass.
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No Brasil, a tecnologia SCR é usada pelos fabricantes desde 2012